Chega de sofrimento para os cavalos
Chega de sofrimento para os cavalos!
O fim das carroças em Belo Horizonte foi mais uma vez tema de discussão na Câmara Municipal. A audiência pública foi realizada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana, no dia 29 de maio, por iniciativa do vereador Wanderley Porto. Em Belo Horizonte, a legislação municipal disciplina a circulação de veículos de tração animal nas vias públicas. Contudo, a existência da norma não tem sido suficiente para evitar situações de maus-tratos aos cavalos.
Para o vereador Wanderley Porto, BH tem sido exemplo para o país no âmbito da proteção animal, mas destaca que ainda há muito a avançar. Nossa maior luta, no momento, é para antecipar o fim da tração animal prevista para o ano de 2031, para 2026. Consideramos esse tempo suficiente para encaminhar os carroceiros para outras alternativas de emprego e renda, por isso propus a mudança, por meio de projeto de lei”, enfatiza o vereador.
De acordo com o vereador, enquanto as carroças não são extintas de vez, os cavalos precisam ter seus limites e direitos básicos respeitados. Exigimos que as condições de alimentação, segurança, descanso e saúde desses animais sejam cumpridas pelos tutores e fiscalizadas pela Prefeitura, destaca Wanderley.
O debate reuniu vereadores e representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, BHTrans, Guarda Municipal e de movimentos de defesa e proteção animal. Segundo Leonardo Maciel, gerente de Defesa dos Animais na Prefeitura, desde 2020, 253 carroceiros foram cadastrados pela PBH, 665 equinos foram microchipados e mais de 130 destinados à adoção.
Encaminhamentos
A Superintendente de Ação Regional da BHTrans, Maria Odila Matos, afirmou que, finalizada a segunda etapa de emplacamento das carroças, será iniciada a fiscalização educativa, em conjunto com a Guarda Municipal. Já o Subsecretário Municipal de Trabalho e Emprego, Luiz Otávio, se comprometeu a dar todo o apoio necessário para o encaminhamento dos carroceiros para outras atividades de geração de renda.