Novo site para adoção de animais de estimação
A Prefeitura de Belo Horizonte lançou nesta sexta-feira (5) o site AdotaBH, voltado para a divulgação de animais para a adoção, visando evitar o abandono e inserir animais resgatados em famílias.
A Prefeitura de Belo Horizonte lançou nesta sexta-feira (5) o site AdotaBH, voltado para a divulgação de animais para a adoção por parte de pessoas físicas, OSCs, protetores independentes e órgãos públicos municipais, visando evitar o abandono e inserir animais resgatados em famílias.
O site apresenta os animais disponíveis para adoção, com as respectivas características e com os contatos para que os interessados possam conversar diretamente com os tutores. Estão disponíveis para adoção cães, gatos, cavalos, porcos e galinhas. Os potenciais adotantes precisarão preencher termo em que se comprometem a cuidar dos animais e não utilizá-los para trabalho, nem mesmo para transporte.
Quem quiser doar seu animal, pode se inscrever no site e divulgar imagens e informações.
Serão apresentados no site aqueles animais soltos nas ruas e resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Cabe ressaltar que todos os animais que chegam ao CCZ passam por uma consulta com veterinário. Ainda é feita vermifugação, vacina contra a raiva e controle de ectoendoparasitas. Aqueles que não forem resgatados pelos tutores são disponibilizados para adoção.
Aquele que quiser doar seu animal posse se inscrever no site e divulgar imagens e informações sobre os animais. O doador precisa assinar um termo de adoção e estar de acordo com as normas previstas, tais como a proibição de ações de venda, troca, busca de parceiros para acasalamento, reprodução assistida ou qualquer outra forma de benefício financeiro ou material. Todo o processo de adoção será feito diretamente entre o tutor e o adotante, sem a participação da PBH.
Pacote animal
A criação do AdotaBH faz parte do Pacote Animal 2024, um conjunto abrangente de medidas e ações para promover o bem-estar animal na capital. O objetivo do pacote é fortalecer os serviços existentes e trazer novas iniciativas para atender melhor a população e seus bichos de estimação e da fauna urbana.
O Pacote Animal 2024 visa aprimorar a infraestrutura e os serviços oferecidos pelo Complexo Público Veterinário de Belo Horizonte (CPVBH), além de implementar novos programas para o manejo e cuidado de animais na cidade. As ações incluem a ampliação dos atendimentos, cirurgias e tratamentos no CPV, além de iniciativas de controle populacional, com castrações e manejos da fauna urbana.
Ampliação de atendimento do Complexo Público Veterinário
Inaugurado em maio de 2021, o CPVBH oferece atendimento gratuito a cães e gatos tutelados pela população de baixa renda. Desde a inauguração até junho deste ano, foram realizadas 8.122 consultas, 4.709 retornos e 3.107 atendimentos de urgência/emergência. Em 2023, o complexo realizou 1.345 cirurgias e, em 2024, já foram realizados 961 procedimentos cirúrgicos, além de 744 atendimentos para Esporotricose entre dezembro de 2023 e junho de 2024.
Melhorias previstas:
- Aumento de 30 para 45 atendimentos diários, além de 10 vagas mensais para animais monitorados pelo município.
- Ampliação das cirurgias de baixa e alta complexidade.
- Digitalização dos dados de atendimento para agilizar mais ainda o serviço.
- Recursos para manutenção de equipamentos e melhoria da estrutura para tutores.
- Implementação de telemedicina para reduzir filas e atendimentos presenciais.
- Destinação de recursos para criação de um lar temporário, em caso de abandono.
- Reforço da equipe de limpeza e administrativa.
Plano de Manejo de Equídeos
O novo termo de fomento para o Plano de Manejo de Equídeos visa instruir a comunidade carroceira sobre bons tratos aos animais, cadastramento de veículos de tração animal e apoio às ações de fiscalização. O plano tem um prazo de 13 meses e prevê o transporte e tratamento médico-veterinário de mais de 300 animais.
Diagnóstico de Fauna Urbana
O Diagnóstico de Fauna Urbana será um plano de manejo envolvendo aproximadamente 10 espécies da fauna silvestre mais identificadas em conflitos urbanos, como urubus e abelhas. O objetivo é a preservação ambiental e a mitigação de conflitos entre as espécies no meio urbano, seguindo o conceito de saúde única. As capivaras não estão incluídas nesse diagnóstico, visto que já há um programa de manejo próprio para elas.
Castração de Animais
Combinando ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e de Saúde (SMSA), serão realizados 37 mil procedimentos cirúrgicos de castração até o final de 2024, promovendo a saúde dos animais e prevenindo doenças.
Continuidade de programas
Além das melhorias e ampliações anunciadas, o Pacote Animal 2024 contará com a continuidade de outros projetos já em execução: Manejo de Capivaras: continuidade do manejo ético, envolvendo esterilização e microchipagem. Manejo de Jacarés: monitoramento da população de jacarés na Lagoa da Pampulha, sem necessidade de intervenções futuras devido ao crescimento populacional lento. Animais em Vilas e Favelas URBEL: projeto incentivando moradores a levar seus animais consigo durante a transferência para conjuntos habitacionais, reduzindo o abandono. Apoio a Pessoas e Animais em Situação de Acumulação: projeto-piloto que irá fornecer diagnóstico, esterilização e apoio à tutora em casos de acumulação. Tratamento Itinerante de Esporotricose e Controle Populacional de Felinos: expansão do projeto-piloto realizado na Associação dos Catadores de Papelão e Material Reaproveitável (Asmare) para outros locais, com apoio a protetores atuantes.
Para o secretário Interino de Meio Ambiente, Gelson Leite, o Pacote Animal 2024 representa um marco significativo na abordagem do bem-estar animal de Belo Horizonte. “Estamos firmemente comprometidos em elevar o padrão de cuidado e em promover a saúde e a proteção dos animais em nossa cidade. Com essas novas iniciativas e melhorias, nosso objetivo é reduzir o sofrimento animal e fortalecer os laços entre os cidadãos e seus queridos pets, bem como da nossa rica e diversa fauna urbana\\\\\\\\\\\\\\\", declarou.
O lançamento desse pacote visa reforçar a responsabilidade coletiva na proteção dos animais. Dessa forma, Belo Horizonte consolida seu compromisso com a saúde pública e o bem-estar geral da comunidade, sempre buscando aprimorar a qualidade de vida tanto de seus cidadãos quanto de sua fauna.