CIDADE

Pedágio no Vetor Norte é tema de audiência pública

Discussão será feita pelos governos municipal e estadual e é aberta a todos

Representantes do governo estadual, da prefeitura de BH, da Câmara Municipal e da sociedade civil vão se reunir em uma audiência pública para discutir a proposta de implantação de pedágios no Vetor Norte da capital. A audiência será na quinta-feira, dia 20, às 13h30, na Câmara Municipal, com transmissão ao vivo pelo Youtube da Câmara.

O objetivo é analisar os impactos da criação de 12 praças de pedágio em 120 km de rodovias metropolitanas no Vetor Norte. Serão avaliadas a mobilidade entre as cidades, o acesso ao Aeroporto Internacional, os custos para trabalhadores e empresas, bem como propostas alternativas que possam minimizar os efeitos negativos da medida.

A hora de questionar é agora. Faço coro aos representantes das outras 12 cidades diretamente impactadas pelo pedágio e defendo a realização de audiências públicas em todos os municípios envolvidos - completa o vereador.

A discussão foi proposta pelo vereador Wanderley Porto (PRD). Ele lançou o Movimento BH sem Pedágio, juntamente com o Deputado Federal Fred Costa. Mais de 25mil pessoas já aderiram ao movimento contrário ao pedágio, assinando a petição on-line.

“Não aceitamos o leilão do acesso à região do Vetor Norte. Os impactos recairão não só sobre quem transita pelas rodovias mas também sobre o custo logístico de mercadorias que passam por lá pra abastecerem consumidores da capital”, alerta o vereador Wanderley Porto.

O edital foi publicado pelo governo estadual no dia 15 de fevereiro. Segundo o documento, a concessão poderá vigorar por 35 anos.